Em expansão, o caso projetual da Potenza Engenaria foi criar uma nova sede para o escritório. Localizado em São Paulo, Vila Guilherme esta obra teve o projeto inicial com quase metade do tamanho final. Aumentando necessidades em vários aspectos o projeto expandido acompanhou as mudanças teve de se adaptar e percorrer esse caminho junto a construção do prédio.
De janelas amplas, espaços otimizados e cobertura vegetada o edifício sede Potenza engenharia busca atingir a eficiência em detrimentos orçamentais e funcionais. As grandes janelas permitem que praticamente em todas salas as luzes acesas só sejam necessárias ao entardecer, e sendo as mesmas todas em LED resultamos no alivio das contas a longo prazo. Essas janelas permitem ao usuário também o conforto da luz e brisa de ar natural, uma interação do prédio com o meio.
Além dessas aberturas o prédio conta também com o auxílio de dois vãos internos que funcionam como tuneis de ar e entradas zenitais mais o jardim da cobertura que auxilia no conforto térmico. Tudo isso contribui para gastos reduzidos com ar-condicionado por volta de no mínimo 40% menos[i] do que sem esses recursos.
As faces onde a fachada toma mais sol o revestimento TS-exterior serve como um para sol proporcionando conforto térmico, além de ter uma película de proteção ante pichação de fácil lavagem. O mesmo dá um ar de sofisticação a fachada compondo o perfil visual da obra.
Seguindo essa linha o desenvolvimento de fachada e interiores procura otimizar e ter eficiência economia, funcional e de conforto.
Os layouts otimizam espaço de trabalho e interatuam com a iluminação instalada para melhor resultado assim como faz com os moveis de apoio, um faz parte do outro. Estudadas caso a caso, as estações de trabalho foram combinadas nos setores por hierarquia e necessidade. A configuração de ilha com estações coletivas toma força por sua funcionalidade e otimização de espaço já configurando as circulações dentro das áreas dispostas. As estações independentes ou salas exclusivas foram destinadas aos coordenadores e diretores por razões de privacidade e conforto.
Uma linha de cores neutras são a base de todo interior do edifício, cores mais vibrantes são posicionadas em pontos de destaque como armários de uso comum, uma parede destaque ou compondo sala dos diretores.
Na cobertura além do acesso ao terraço jardim existe uma área de refeitório com churrasqueira, se torna um espaço de lazer comum transcendendo sua função.
01. Tecnico
PROJETO: ESCRITÓRIO POTENZA
PERIODO: 2014.3 – 2016.3
ESCALA: TRES ANDARES / 11 M
AREA EDICICADA: 1.894 M²
AREA TERRENO: 992 M²
RESERVATÓRIO AGUA DE REUSO: 28 M³ / 28.000 LITROS
RESERVARTÓRIO BOMBEIRO: 18,6 M³ / 18.600 LITROS