Onde

São Paulo - Santana

Area

830m²

O que?

RETROFIT

Ano

2017/2018

Áreas comuns, no Brasilia V tivemos a oportunidade de trabalhar esse importante aspecto do universo de morar em um edifício. Em junho de 2017 foi dado inicio aos cálculos para chegar ao resultado do programa necessário para suprir as necessidades e a ambientação desejada pelos condôminos. A estética também se toma parte desse desenvolvimento encontrando seu caminho ao longo do desenvolvimento. Quando um projeto abraça um conjunto através de tantos pontos de vista de maneira harmoniosa conseguimos transformar o ambiente como um único e ainda manter as características de cada um. No caso aqui a chave está no patio, que comunica com todas outras áreas. Toma forma de um centro polarizador do projeto com acentos e circulações, apontando caminhos e criando espaços nele mesmo. Coloca vida, verde, sombra, textura através desse patio. Ele passa a trabalhar em conjunto com seu entorno. Serve de apoio para os mesmos.
Trabalhamos aqui todo o térreo do edifício. Optamos por continuar com as jardineiras lineares, presentes no patio e agora por toda área ajardinada, com jogo de alturas inclusive no parquinho que se eleva aos olhos dos pais que mesmo quando dentro da churrasqueira ainda tem ângulo de observação. Complementado com piso emborrachado apropriado, o parquinho se torna um palco de brincar.

Na churrasqueira a textura externa vem para dentro e veste os interiores da mesma. Seu papel de interagir com o lado de fora se faz não só nesse aspecto como por sua própria forma alongada que permite uma grande abertura abrindo a perspectiva interna, alem de uma abertura zenital acompanhando esses mesmos aspectos de projeto.
A piscina manteve seu formato mas ganhou uma cara toda nova com uma prainha e seu acesso agora apropriado para todos. Próximo a quadra ficou uma área jovem, com um balanço em banco em um nível elevado e mais dois outros bancos que ficam como arquibancadas.
Internamente o salão de festas com característica de plano aberto e cores neutras se permite conversar com as paisagens das janelas e portas. Reaproveitamos as mesas existentes, de estrutura metálica e tampo em mármore, para compor o ambiente. Essa área inclui modificações não só no salão em si mas também na cozinha e banheiros completamente adaptados. Conciliamos uma pequena área para agregar a copa de uso dos funcionários do prédio que antes tinham uma enorme carência de espaço. E por fim, a entrada social. Com pé direito duplo e magnitude diferente das demais áreas usa dos mesmos princípios mas com mais força.O hall se descobriu intenso em sua leitura de formas, espaços e cores, mais arrojados.